top of page

Produtividade Cristã para Solteiros

Atualizado: 6 de mai. de 2024

Por Joel R. Beeke e Paul M. Smalley


Ser solteiro não significa que você está preso em uma sala de espera sem nada para fazer até que seu nome seja chamado, por assim dizer. Deus chama cada um de nós para dar frutos em boas obras agora, como somos, em qualquer estado ou condição da vida.


1. Use bem sua liberdade para Cristo e Seu reino. Se você é solteiro e não tem filhos, é provável que tenha mais liberdade, tempo, energia e dinheiro do que as pessoas que estão criando filhos. Seja como os servos “bons e fiéis” da parábola de Cristo: use bem seus talentos para servir ao Senhor e promover Seu reino (Mt 25:20–23). Lembre-se de que tudo o que você é e tudo o que tem foi dado a você por Deus para sua mordomia. Use bem. Não procure acumular riquezas ou garantir uma abundância de lazer para si mesmo, mas “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33). A verdadeira liberdade resulta da obediência a esse princípio de colocar Deus em primeiro lugar — não da autoindulgência.


2. Evite expectativas irrealistas sobre seus recursos e serviços. É verdade que, de certa forma, você tem mais liberdade do que os casados, mas também é verdade que, como adulto solteiro, você deve cumprir as obrigações que um casal normalmente dividiria entre eles. Você deve trabalhar para se sustentar, limpar a casa, preparar as refeições, administrar suas finanças, pagar suas contas, realizar ou providenciar reparos em sua casa e carro, e assim por diante. Ou, se você mora com seus pais, pode estar ocupado tendo aulas para conseguir um diploma. Portanto, você deve ter a humildade de fazer uma avaliação sóbria e realista do que pode fazer e se recusar a se comprometer além de seus limites. Não permita que as pessoas na igreja ou outras organizações voluntárias te pressionem a sempre dizer “sim”, como se você tivesse tempo e energia ilimitados porque é solteiro. Aprenda a dizer não. Apenas “o eterno Deus, o SENHOR , o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga”; ao passo que até os “jovens se cansam e se fatigam” (Is 40:28, 30). Como solteiro, você pode ficar mais vulnerável a ficar acordado até tarde ou a não seguir uma dieta balanceada por estar muito ocupado. Seja um bom mordomo de sua saúde para que você possa servir bem a Deus por toda a vida.


3. Sirva a família que Deus te deu. “Honra teu pai e tua mãe” (Êx 20:12). Ame seus irmãos. Na medida do possível, dê tempo, atenção e bons conselhos a seus sobrinhos e sobrinhas. Não subestime o profundo impacto que você pode ter sobre seus parentes biológicos, especialmente na juventude.[1] Se você não pode fazer mais nada por seus familiares, faça o que é mais importante: ore.


Talvez você seja solteiro, mas tem filhos. Existem poucos chamados mais difíceis do que ser pai (ou mãe) solteiro(a). Mas Paulo nos lembra: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4:13). Em Cristo, você não é apenas um sobrevivente, mas um vencedor. Se você gerou ou deu à luz a filhos por relacionamentos pecaminosos, confesse sua culpa a Deus, abandone o pecado sexual e confie que o sangue de Cristo o purifica completamente (1 Jo 1:7, 9). Não pretenda ser um super-pai (ou mãe) que faz tudo; seja um pai (ou mãe) amoroso(a) que fielmente faz o que é mais importante para seus filhos. Convide amigos e familiares para formar uma equipe para te ajudar a criar seus filhos. Aceite seu chamado para dar a vida por seus filhos e perceba que, ao fazer isso, você está seguindo a Cristo, que nos amou da mesma maneira (Jo 15:12–13).[2] E quando seus filhos ansiarem por um pai, aponte-os para Deus, o Pai, que é o “pai dos órfãos” em toda a Sua compaixão soberana (Sl 68:5).


4. Invista em amizades com pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Entregue-se a fazer o bem aos outros crentes para desenvolver amizades. A intimidade não se limita à atividade sexual; a verdadeira intimidade surge de abrir o coração de uma maneira que não seja sensual e pecaminosa para outra pessoa em quem você pode confiar.[3] Em vez de ficar sentado desejando uma “vida amorosa ”, abra sua vida para amar outras pessoas. Cuidado para não amar a ideia de se casar mais do que ama seres humanos reais.[4] Não espere que os outros te procurem; faça aos outros o que gostaria que fizessem a você, tomando a iniciativa de amar o próximo como a si mesmo. Pedro resumiu a vida de Jesus dizendo que Ele “andou por toda parte, fazendo o bem” (At 10:38). Encontre algo que valha a pena fazer e faça-o com outras pessoas. Mantenha contato com velhos amigos para que seus relacionamentos não desapareçam. Jesus Cristo “tinha amizades profundas com todo tipo de pessoa — homens, mulheres, solteiros, casados”, como observa Cheryl Forbes.[5] Paulo tinha amizades com companheiros de trabalho muito queridos no evangelho, incluindo Timóteo e Tito, a quem ele considerava seus próprios filhos (1 Tm 1:2; Tt 1:4).


 

[1] Carolyn McCulley, Did I Kiss Marriage Goodbye?: Trusting God with a Hope Deferred (Wheaton, Illinois: Crossway, 2004), 149–52. [2] Veja Kevin Leman, Single Parenting That Works: Six Keys to Raising Happy, Healthy Children in a Single-parent Home (Carol Stream, Illinois: Tyndale House, 2006). [3] Sam Allberry, 7 Myths about Singleness (Wheaton, Illinois: Crossway, 2019), 51–62. [4] Marshall Segal, Not Yet Married: The Pursuit of Joy in Singleness and Dating (Wheaton, Illinois: Crossway, 2017), 56 [edição em português: Ainda não casei (São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2021). [5] Cheryl Forbes, “Let’s Not Shackle the Single Life,” Christianity Today 23, no. 10 (16 de fevereiro de 1979): 18–19, citado em Piper, “For Men and Women,” prefácio de Recovering Biblical Manhood and Womanhood , xix.


(Esse texto foi extraído do livro "Como Glorificar a Deus Enquanto Solteiro". Você pode adquirir o livro aqui.)


コメント


Seja parte da Éden!

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Twitter

Produzimos conteúdo evangélico e Reformado com foco devocional, prático e experimental. Tudo para te edificar na fé e aumentar sua alegria em Deus.

© 2024 Todos os direitos reservados por Grupo Éden.

ÉDEN PUBLICAÇÕES - Postal Box 7043 - SHIS QI 17 Comercio Local - Brasília, DF - 71645-970, Brazil

bottom of page